, Visitante!
Já é Membro? Login ou Registe-se.



Conteúdos



Calendário

Agosto 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Ver Calendário Completo


Contador


O que é o D-Star





Sobre o DSTAR...

 

DSTAR significa: Digital Smart Technologies for Amateur Radio a tradução será como: Tecnologias Digitais Inteligentes para o Radio Amador. Utiliza um protocolo desenvolvido pela J.A.R.L. (Japonese Amateur Radio League) e a ICOM começou a fabricar os equipamentos utilizando esse protocolo.

 

DSTAR é um novo modo de comunicações para radioamadores, como o são o FM, SSB e outros, a  transmissão em modo digital permite a comunicação de voz e dados em simultâneo. Na prática a comunicação de voz não é tão "bonita" quanto a comunicação analógica, devido à perda de frequências por estreitamento da faixa utilizada pelo D-Star, além de que este modo exige uma transmissão sem muitas flutuações ou reflexões afim de se evitar a perda de pacotes, mas por outro lado, por se tratar de um sistema de comunicação digital permite que os radioamadores utilizem muitas outras funcionalidades inovando no radioamadorismo.

 

Essas inovações são:

Permitir a linkagem (conexão) entre vários repetidores na rede mundial de DSTAR.

Permitir chamar um colega pelo indicativo utilizando uma das funcionalidades do D-Star conhecida por Roaming Call, mesmo sem saber em que repetidor ele está (o sistema ira localizá-lo no último repetidor que ele utilizou).

Efectuar uma ligação a um Reflector DSTAR (só possível para os Admins), este é um servidor com todo sistema D-Star, mas só usa a Internet como comunicação não tendo portanto os elementos de RF, no entanto permite e conexão de diversos nós da rede mundial, isto diferencia-o de um repetidor D-Star que utiliza a RF e só pode ter e aceitar um link e pelo menos 4 DVDongle, enquanto o Reflector permite 'n'.

Outra funcionalidade é a transmissão da posição através do GPS ligado ao rádio (como no APRS, só que aqui no  D-Star chama-se DPRS).

No início deste texto disse «...que permite a comunicação de voz e dados...», eles são conhecidos como:

DV (Digital Voice): Utilizado nos equipamentos de VHF e UHF, ou seja, a comunicação é transmitida com 2K4 para a VOZ e 1k2 para os dados a este conjunto à que adicionar mais 1K2 para o FEC (Forward Error Correction)e é possível utilizar os dois simultaneamente.

 

DD (Digital Data): Utilizada apenas nos equipamentos de 1.2 GHz transmite dados até 128 Kbps. Permitindo ligar o radio IC-ID1 em um notebook e navegar pela internet (esta ligação é só num sentido, não permite duplex).


Os repetidores DSTAR funcionam básicamente com 2 equipamentos, ou seja, não é possível ter um repetidor sem eles:

 

Módulo CONTROLADOR:

Permite conectar até 4 módulos para que o sistema efectivamente irradie, são eles divididos em: VHF, UHF, 1.2 GHz e o módulo de dados (DD) 1.2GHz. É neste equipamento que fazemos as configurações do Repetidor como: indicativo, IPs, etc... também é este equipamento que faz a ligação à gateway via ethernet para as demais funcionalidades do DSTAR.

 

ID-RP2C Controller

 

Módulos RÁDIO:

Nos módulos de rádio é que está a parte de RF do DSTAR, como informei no texto acima existem os módulos de VHF, UHF, 1.2GHz e 1.2GHz de dados. É nestes módulos que configuramos a frequência em que o repetidor vai operar.

 

ID-RPxxxx RF modules

 

 

Obs: Para começar a utilizar o DSTAR e as gateways internacionais é necessário registar-se. Todos os repetidores D-Star tem uma página de registo, no caso dos repetidores nacionais que estão sob a minha administração a forma de os encontrar na net é simples, todos começam pelo indicativo do repetidor seguido de um . e do domínio dinâmico dyndns.org/Dstar.do ou seja seria algo como cq0dlx.dyndns.org/Dstar.do. Ao fazer o pedido de registo aguarda depois que algum sysop o aprove e lhe explique como configurar a sua conta.








CT1JIB - 2006~2014



//
www.hrdlog.net